top of page
  • Foto do escritorVerdim

Menina Bio, a mercearia biológica e a granel em Vila do Conde

Atualizado: 1 de dez. de 2018


Sais e especiarias a granel.

Na Menina Bio tudo é biológico. Palavra de bióloga. Quem o diz é Catarina Rato, que nos recebe por detrás do balcão de madeira, na sua acolhedora mercearia biológica, em Vila do Conde. Formada em Biologia, Catarina fez uma pausa no seu percurso académico e resolveu dedicar-se a uma outra vertente da sua paixão: os produtos biológicos.


É com um sorriso que nos acompanha por entre os inúmeros frascos de vidro que exibem as sementes, as farinhas, os frutos secos e as especiarias, e dos vários legumes frescos que se sobrepõem, vistosos e coloridos, nas caixinhas de madeira bem organizadas. É com orgulho que Catarina fala da sua história: “Como consumidora de produtos biológicos, pensei que uma mercearia biológica seria uma boa opção, tendo em conta que não seria a única a ter esta preocupação com um estilo de vida mais saudável e ecológico”. Entendeu que os locais que ofereciam este tipo de produtos estavam bastante centralizados no Porto e em Lisboa, por isso, pôs mãos à obra e abriu, em Maio de 2018, a Menina Bio.



Cogumelos Shitake a granel.

Os sacos de papel ou de cana-de-açúcar substituem o plástico


Para além de produtos única e exclusivamente biológicos, Catarina queria ir mais além e, de forma a contribuir para a redução da utilização de embalagens de plástico, estabeleceu a venda dos seus produtos a granel. Desta forma, tem a oportunidade de oferecer às pessoas “a possibilidade de comprarem a quantidade que querem, reduzindo a utilização de plástico”, explica. Aliás, a redução do plástico é um dos objectivos da Menina Bio, já que, para transportar os produtos, disponibiliza sacos de papel ou de cana-de-açúcar.


Sacos de plástico verde (feitos à base de cana-de-açucar).

Consciente de que “se é bom para a saúde, é bom para o ambiente”, Catarina reforça a ideia de que deveríamos optar por produtos biológicos por diversas razões, “a mais óbvia é que são alimentos cuja produção não implica o uso de pesticidas, herbicidas ou qualquer outro tipo de produtos químicos nocivos para o consumidor e produtor”. E acrescenta: “Outra coisa que muitas pessoas não sabem é que os alimentos biológicos não são geneticamente modificados e, portanto, estes produtos são geneticamente mais diversos e isso traduz-se em alimentos mais saborosos, mais ricos em nutrientes e mais saciantes”.


No entanto, o seu activismo pelo ambiente estende-se para além das paredes da sua mercearia. É também através de workshops - nos quais a Verdim já teve a oportunidade de participar - que Catarina dá a conhecer à comunidade um estilo de vida saudável e ambientalmente mais responsável, contribuindo para a melhoria da nossa saúde e do nosso planeta.


Pela nossa parte, estamos rendidos à Menina Bio. Estamos também certos de que, caso fiquem curiosos, a Menina Bio irá receber-vos com o melhor dos sorrisos.



Menina Bio

Rua 5 de Outubro 164 Vila do Conde

+351 252 083 031


FB: https://www.facebook.com/pg/meninabio

319 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page