Na passada quinta-feira, fomos convidados a estar presentes numa iniciativa da Juventude Socialista da Póvoa de Varzim inserida nas actividades de campanha do Partido Socialista. Estivemos à conversa com dois candidatos à Assembleia de República: o poveiro Hugo Carvalho Gonçalves e João Pedro Matos Fernandes (que actualmente exerce as funções de Ministro do Ambiente).


Aproveitámos o momento para incluir na discussão três temas que consideramos centrais na abordagem às Alterações Climáticas: Transportes, Alimentação (Agro-pecuária) e Vestuário (Fast Fashion).

 

Deixámos claro que enfrentar a crise ambiental exige uma profunda reforma do sistema económico mundial e das teorias económicas vigentes. E isto é altamente desafiante, bem sabemos. MAS à medida que nos aproximados do ponto de não retorno no combate às alterações climáticas, SÓ PODEMOS esperar e exigir dos nossos decisores políticos medidas mais éticas, mais corajosas e mais emergentes.

AMBIENTE:

UM COMPROMISSO COM O PLANETA

Já referimos antes e voltamos a dizê-lo: há poucas coisas que nos deixam mais felizes e motivados do que contactarmos com jovens interessados e empenhados em fazer parte da mudança de que o nosso planeta precisa. Foi então com muito gosto que aceitamos o convite para fazermos parte do Fórum Dinâmico da III Secção do ACANUC'19.

 

Na nossa participação neste Acampamento do Núcleo Cego do Maio, do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, desafiamos vários grupos de adolescentes a imaginarem o estado do planeta após 100 anos de um sono súbito de toda a espécie humana, com o objectivo de discutirmos o nosso papel e a nossa influência no Mundo e nas vidas de todos que o habitam.

Foi uma manhã de muitas partilhas e aprendizagens de todas as partes, de onde saíram reforçadas as ideias de que é urgente adequarmos os nossos comportamentos ao momento sensível que atravessamos e de que é imprescindível sermos críticos nos nossos julgamentos e escolhas em todos os sectores da nossa existência. Saímos de esperança revigorada e ainda mais gratos pelo convite.

ACANUC 2019

5 de Junho | Dia Mundial do Ambiente

Em parceria com o Colégio de Amorim estivemos hoje a limpar as praias de Aver-o-mar (junto aos passadiços).

Em apenas 1h recolhemos 3 sacos cheios de resíduos. Estes valores ressaltam a pertinência de iniciativas como esta. Por muito limpas que as nossas praias pareçam, o trabalho no terreno mostra-nos que essa ainda não é a realidade.

Ainda há muito trabalho a fazer! Contamos contigo?

Associa-te à Verdim em www.verdim.pt e fica atento às nossas iniciativas

LIMPEZA DE PRAIA

COM COLÉGIO DE AMORIM

A primeira edição do MERCADIM - Mercado Sustentável contou com a presença de mais de 2500 pessoas que se deslocaram até à Fortaleza da Póvoa de Varzim, nos dias 25 e 26 de Maio de 2019. O programa incluiu showcookings veganos da autoria dos restaurantes da Fortaleza - Velvet, Élebê e Solar das Iscas -, palestras subordinadas ao tema da sustentabilidade, um momento musical com o duo Benoît e ainda um espaço para os mais novos que recebeu, no segundo dia do evento, uma sessão de contos infantis agilizada pelo projecto Entre Pontos e Contos.

 

Nesta edição, o MERCADIM teve a participação de mais de 15 marcas, entre as quais a Branco Chá, a Menina Bio, a BioBaga, a Saponina, a ticotico, a Magnolia Beauty Center, a nina coop store, a Green Diamond, a ZOURI, a 2bnatur, a Mãe Natureza, a Bio, o Rapaz da Quinta, a +Gelato Artigianale, a Cozinhar com o Sol e a Carlos Ferreira Morim que deram a conhecer os seus serviços e produtos enquadrados nos conceitos do evento: sustentabilidade e veganismo. 

 

Desta forma, a VERDIM - Associação Ambiental, entidade organizadora do evento, considera que “a 1ª edição do MERCADIM foi um enorme sucesso, o que apenas comprova que há cada vez mais público disposto a conhecer e aderir a produtos e estilos de vida mais sustentáveis para o nosso planeta”.

 

Relativamente a novas edições, a VERDIM ressalva que “O orgulho de termos superado o desafio de realizar um evento, ele próprio sustentável e amigo do ambiente, prometemos regressar ainda com mais surpresas!”

MERCADIM 2019

Estamos cada vez mais familiarizados com alguns conceitos ligados à ecologia e à sustentabilidade. Sabemos a política dos 3R’s de cor e salteado. Mas isso nem sempre se traduz nos nossos comportamentos, que é o que realmente importa.

Sabemos que mudar de hábitos não é fácil e que cumprir as resoluções de ano novo não é tarefa simples. Assim, apresentamos algumas medidas – umas mais fáceis e mais imediatas que outras – que podem ser incluídas nas nossas rotinas e que são de extrema importância para a vida na Terra.

Não sabes como começar? Propomos-te que aceites o Desafio Vegetariano!

2019 MAIS VERDIM

Num gesto simbólico que nos enche de esperança, os nossos amigos do Café Schmits aceitaram prontamente o nosso desafio e incluiram uma opção vegan no seu menu: a Tosta Vegan Verdim.

 

Estará disponível a partir de 4 de agosto, data que será assinalada com o concerto de um dos nossos sócios fundadores.

Nós já provamos e podemos garantir que é de-li-ci-o-sa! Obrigado Maria João e Miguel!


Grão a grão (literalmente, a tosta leva hummus), tornamos o mundo um local mais feliz para todos os habitantes.

TOSTA VERDIM

A 2ª sessão do VERdoc 2019 teve lugar na Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição no dia 30 de Agosto. Desta vez o documentário exibido foi o The True Cost (O Verdadeiro Custo da Moda, em português) de Andrew Morgan.

 

Após a visualização do documentário, seguiu-se uma conversa com a Helena Silva dos projectos Fashion Revolution Portugal e Vintage for a cause, a Antónia Gomes com a Branco Chá, moderadas pelo jornalista do Público Abel Coentrão.

 

O evento teve uma grande adesão e a conversa foi muito participada! Obrigado a todos os presentes pelo seu contributo!

VERdoc 2019 (2)

No passado dia 3 de Agosto, tivemos o prazer de estar presentes na magnífica Traquinada River Party organizada pela Tertúlia Valasarense. Dinamizámos actividades lúdicas para crianças, relacionadas com a produção e gestão de resíduos e a sua reciclagem. “Quem recicla mais rápido?” Ou “limpa os oceanos e salva os peixinhos”, foram alguns dos jogos realizados na parte da manhã.

Foi muito interessante notar que sem tablets ou videojogos ou sem brinquedos de plástico e com muito exercício à mistura, as crianças divertiram-se imenso e quiseram sempre repetir. Curioso, não?

Todos os materiais usados nesta actividade foram feitos através de resíduos reutilizados, recicláveis e/ou reciclados.

TRAQUINADA 2019

No dia 30 de Julho arrancou a 1ªEdição do primeiro ciclo de cinema ambiental na Póvoa de Varzim, com a exibição do documentário Demain (Amanhã em português) de Cyril Dion e Mélanie Laurent. A sessão teve lugar na Biblioteca de Jardim, Casa Manuel Lopes.

O VERdoc é um evento em parceria com o Cineclube Octopus, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, da Junta da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai e da Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição.

VERdoc 2019

No passado dia 30 de Março de 2019, a Verdim esteve presente no Fórum: Pensar a Póvoa, dinamizado pela Juventude Socialista da Póvoa de Varzim.

 

Conversamos com os jovens poveiros sobre as problemáticas ambientais que enfrentamos e como podemos ser mais ecológicos e sustentáveis no nosso dia-a-dia.

 

Tivemos, ainda, a oportunidade de preparar um lanche totalmente vegan para os participantes!

 

Ouvimos dizer que foi delicioso!

FÓRUM JS: PENSAR A PÓVOA COM LANCHE VERDIM

Ainda na sequência da actividade Limpeza da Praia, reunimos também com a Vereadora do Ambiente do Município da Póvoa de Varzim, a Dra. Sílvia Costa.

A necessidade urgente de sensibilizar e capacitar as entidades responsáveis e os utilizadores das zonas balneares, portuária e lota marcou a agenda da reunião. Nesse sentido, apresentamos propostas concretas que visam colmatar a problemática do lixo nos oceanos:

- Investimento em campanhas de sensibilização para esta questão através de vários suportes de comunicação urbana e digital;
- Aumento do número de contentores de lixo indiferenciado e reciclável na zona portuária e lota;
- Reforço na colocação de ecocinzeiros à entradas das praias;
- Colocação de cinzeiros nas papeleiras de rua em todo o concelho e reforço das zonas com maior afluência de pessoas (estabelecimentos comerciais).

O Planeta agradece.

PROPOSTAS

A Verdim - Associação Ambiental vai unir-se ao movimento Limpar Portugal, dinamizado a nível nacional pela Associação Mãos à Obra Portugal (AMO Portugal). Este movimento insere-se no World Cleanup Day, que este ano, terá lugar a 15 de Setembro.

Desta forma, convidamos todos a aproveitar algum do seu tempo para mapear com a aplicação Word Cleanup e, assim, contribuir para uma Póvoa de Varzim mais limpa, um Portugal mais limpo.

Faz download da APP World Cleanup, mapeia, junta os teus amigos e, no dia 15 de Setembro de 2018, vamos LIMPAR PORTUGAL e participar no World Cleanup Day por um planeta mais limpo.

Se quiseres juntar-te a nós, pedimos-te que te inscrevas por mensagem privada, email ou no próprio dia. Reserva a data: 15 de Setembro de 2018!

LIMPEZA DA PRAIA

Estamos em 2018. O ser humano já descobriu água em Marte!!!

Enquanto isso, cá na Terra, ainda insistimos em comportamentos e tradições que hoje deixaram de fazer sentido, e que estão totalmente ultrapassados civilizacionalmente. Ainda permitimos que animais sejam torturados sob o pretexto de cultura, entretenimento ou desporto. Chegamos a Marte mas ainda não conseguimos tratar com respeito e dignidade todas as espécies que connosco coabitam este mundo, que é tão nosso quanto deles!!!

Chegamos a Marte. Portanto, sabemos melhor do que isto. Por nós, por todos os animais e pelo planeta, queremos melhor do que isto. Exigimos melhor do que isto!!!

Neste sentido, apelamos a todos os cidadãos, associações e forças políticas que se juntem a esta manifestação no dia 11 de Agosto pelas 21h00.
#abolição #diznaoastouradas #touradas

MANIFESTAÇÃO ANTI-TOURADAS

Estamos a fazer recolha de mantimentos para as vítimas do fogo em Monchique. Precisamos de ALIMENTOS, ROUPA e PRODUTOS DE HIGIENE, para todas as idades, desde os 6 meses!!
Podem fazer a entrega nos seguintes pontos:
- Até sábado à noite na Pastelaria Riba-Mar, na Rua da Junqueira - Póvoa de Varzim
- Domingo entre as 10h - 11h no Parque de estacionamento do Parque da Cidade - Póvoa de Varzim.
- Há possibilidade de recolher no Porto das 12h-13h de domingo, caso seja marcado.

Qualquer questão, contactar
Carolina Maria - 918957523
Muito gratos pela vossa cooperação.
Abraços!

S.O.S. MONCHIQUE

Esta é a 1ª Edição do São Pedro Vegetariano na Póvoa de Varzim! Para vegetarianos, vegan, curiosos, simpatizantes!! Sente-te muito bem-vind@, mesmo que não partilhes deste estilo de vida!
- Traz a tua marmita (comida + bebida) e vem partilhá-la connosco!
- Caso não queiras jantar connosco, passa depois para o baile e saltarmos juntos à fogueira.

Estaremos na Praça Marquês de Pombal, mesmo juntinho ao Mercado municipal! Temos fogueira, música e sorrisos, só precisas de trazer um coração aberto!!

S.PEDRO VEGETARIANO'18

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now